domingo, 16 de fevereiro de 2014

Aborto - Como tudo aconteceu

Oi bonitas,

Vim finalmente contar o que aconteceu comigo e com o baby.

Pra começar a história bem lá do comecinho, eu e o Cris sempre pensamos em fazer um plano de saúde antes de engravidar, mas como isso não estava nos nossos planos por enquanto, não nos preocupamos com isso e por esse motivo eu não tenho plano de saúde o que desencadeou um grande problema.
Assim que eu soubemos da notícia da gravidez venho em nossas mentes o plano que não tínhamos, fui atrás e lógico :eles não cobrem parto. Pensamos então que seria inútil pagarmos um plano que não cobriria o parto, mesmo que eu quisesse fazer um parto humanizado. Conversamos e chegamos a seguinte conclusão : como estamos de mudança de Artur Nogueira, eu começaria o pré-natal por aqui e continuaria em Campinas na Maternidade de Campinas, que segundo informações, oferecem o parto humanizado, até ai tudo bem.
Marquei meu primeiro atendimento no posto próximo de casa e no dia 4, faria minha primeira passagem. No domingo dia 2, fomos até Engenheiro Coelho (cidade vizinha) pois havia marcado com a Karen (amiga e nutricionista - ja falei dela por aqui) para ela me passar uma dieta e fazer meu acompanhamento, aproveitaríamos a ida e visitaríamos um casal de amigos que tiveram baby, mas como todos são vizinhos (nossos antigos vizinhos) seria bem prático. Foi tudo como planejamos, conversei com a karen, ele me passou uma dieta super legal, me deu várias dicas e conselhos. Aconteceu de encontrarmos também a Kássia, uma amiga, que mora ali também que é enfermeira no posto de saúde da cidade e que cuida das gestantes, ela me aconselhou a passar no posto de Artur e assim que saisse ligasse pra ela e contar o que aconteceu, caso ele não pedissem alguns exames ela mesma pediria pelo posto de Engenheiro, já que em Engenheiro as grávidas tem um atendimento preferencial. Ok, tudo combinado ah e elas me mandaram tomar ácido fólico e politaminico Materna. Chegamos em casa e compramos.
A segunda foi tranquila sem grandes emoções.
Minha consulta na terça era as 10:30, fui muito bem atendida e quando disse para a enfermeira que eu não faria o pré-natla completo lá pois me mudaria para Campinas, ele me disse que eu fazia nuito bem, pois seria melhor atendida, fiquei achando aquilo estranho, mas enfim engoli as palavras dela. Relatei que sentia muitas dores lombares e na hora ela ja disse - infecção de urina (mto comum em grávidas), pediu que eu voltasse na manha seguinte para fazer os exames e agiliza para um possível tratamento de IU. Ainda mencionou caso eu continuasse o PN com eles, só seria atendida pelo GO a partir do QUINTO MÊS DE GESTAÇÃO, eu quase pirei, e ate então passaria pelo clinico geral. Fui embora revoltada, liguei para meu marido contei tudo, liguei para a Kássia e ela falou que eu fosse fazer o PN com ela lá em Engenheiro.

05-02-2014

Na quarta acordei bem cedo e fui tirar sangue para fazer os exames. Sai de lá, voltei em casa, tomei café e fui pegar um onibus até Engenheiro. Eu muito inteligente, achei que a Kássia trabalhasse em um posto e acabei descendo do onibus e indo até lá, quando cheguei e perguntei por ela, me disseram que eu estava no local errado, dai vai eu caminhar mais um monte debaixo de um sol escaldante para outro posto, cheguei lá, posto errado, era no outro ainda..por fim depois de muito caminhar achei. Mas.....quando chego lá, ela me manda um msg no celular dizendo que tinha acabado de ser convocada para uma reunião com o secretário de saúde e que não poderia me atender...Se eu fiquei frustrada??? Pensa na minha cara, eu ja tinha andado um monte, estava super cansada e com uma cólica bem leve. Voltei para o ponto de onibus, esperei um monte até o bendito chegar e fui pra casa. Como o onibus passa longe de minha casa, aproveitei a ocasião e passei no supermercado para comprar frutas e verduras, nesse momento senti algo escorrer em mim, mas como tava muito calor, não me preocupei ja que o suor nos dá essa "sensação" também. Como era muito pesado, pedi para entregarem, passei na loja de tecidos e fui para casa, quando aqui cheguei e fui ao banheiro vi uma "borra de café", tipo essas que as mulheres comentam que ocorre na nidação, fiquei pensando que pelo tempo que eu estava - 5 semanas - a nidação já havia acontecido. Liguei para meu esposo que estava em SP e contei tudo. Mais tarde ela chegou aqui, só que eu estava bem e nada mais havia acontecido.

06-02-2014

Acordei bem cedo, meu marido voltou para SP e eu tinha que ir ao centro pagar minha reprova de carro e pagar contas, trocas umas calças, ir ao correio, pegar um resultado de exame e comprar comidinha saudavel para o baby. Tudo seria feito a pé, já que por aqui ônibus dentro da cidade é super contra mão, e tudo é meio perto, meio longe. Fiz uma listinha de onde teria que ir para não me esquecer, e fui a luta. Fiz tudo e quando voltava para casa, me dei conta do quanto tinha caminhado e quanto peso estava carregando, o que não era inteligente de minha parte. No caminho senti novamente algo escorrer, parrei numa pracinha e fugindo de minha dieta, comi um churros enquanto conversa com a moça que me vendeu. Descansei por alguns minutos e subi as ultimas 6 quadras que faltava ate chegar em casa. Chegeui, visualizei toda a bagunça da casa e me organizei mentalmente para arrumar tudo, ja fui colocando uma panelinahas no fogo para poder almoçar, quando senti uma cólica forte, fui ao banheiro e ali estava novamente a borra. Almocei, me deitei um pouco e as cólicas começaram intensamente, num ritmo de quando vou menstruar. Tomei um banho e percebi que o sangue agora era vermelho vivo. Avisei a minha vizinha (anjo) que não estava bem e que iria ai posto, ele estava com visita e não pode me acompanhar. AGORA AGUENTA PQ COMEÇA MINHA SAGA.
Quando cheguei ao posto, uma moça atendeu, eu expliquei tudo e disse que havia estado ali na terça feira, uma delas me reconheceu, pegou meu prontuario e levou pro médico, daqui a pouco ela me volta, entrega meu cartão de gestante e diz : O MÉDICO FALOU QUE NÃO PODE FAZER NADA POR VOCÊ. VÁ PARA O PRONTO SOCORRO. obs : ESSE SERIA O MÉDICO QUE ME ATENDERIA NO PN ATÉ O QUINTO MÊS. Eu sai de lá com os olhos cheios de lágrimas. Chegando em casa, liguei para meu marido contei o que ocorreu e fui me deitar com mtas dores, minha vizinha chegou e me viu ali, deitada chorando...ela coitada que ja teve 2 abortos se desesperou e falou, se troca que vou te levar no médico. Eu me troquei, só que o detalhe é, ela não tem carro e nem dirige o filho e o cunhado dela que poderiam no ajudar, não estavam em casa, e agora estavamos nós ali, sem saber o que fazer. Uma das visitas (sobrinha dela)  ligou para a ambulância que rapidamente chegou, fui atendida bem rápido no hospital, MAS quem me atendeu foi uma ENDOCRINOLOGISTA pois , era ela quem estava de plantão. Ela fez o toque, disse que o colo do útero estava fechado e que eu não estava sangrando tanto assim, era só timar buscopam de 8 em 8 e fazer repouso e disse que eu voltasse ao meu médico do PN, deu uma vontade de rir e sair gritando, GENTE, se ele havia dito que não podia fazer nada por mim, pra que eu voltaria? Voltamos pra casa, eu fui me deitar, minha casa tava uma bagunça e a dona Marta, preparou um suco pra mim, isso era umas 15:00 mais ou menos, dormi até as 17:00 quando acordei com mta dor novamente. A dona tava lavando minha louça, sentei enquanto conversávamos e ela me aconselhou a tomar um banho e deitar na rede, fora de casa por causa do calor. Tomei meu banho e quando fui colocar o short do pijama que eu ja estava, percebi que ele estava cheio de sangue, eu não havia me dado sangue, fiquei desesperada, e  falei pra ela. Voltei a me deitar com dores terríveis e fiquei ali por um tempo, por volta da 20:40, ela voltou pra saber como eu estava, eu ainda sentia dores e sangrava, e ja se aproximava da hora de tomar outro buscopan. Liguei para o Cris e pedi que ele viesse embora para me levar ao médico novamente. Ele só chegou umas 23:30, estava super cansado coitado, mas me levou ao pronto socorro, como dessa vez fomos sem ambulância, demoramos muito a ser atendidos. O médico me levou para a sala de GO, fez o toque e disse que eu NÃO ESTAVA SANGRADO. E que meu colo de útero estava fechado, talvez eu estive tendo um aborto, mas que fizesse repouso e procurasse uma maternidade. Por mais uma vez eu comecei a chorar, e sai de lá muito brava, quando cheguei em casa e tirei minha roupa eu estava puro sangue, mostrei para meu marido que ficou chocado. Deu vontade de voltar e esfregar na cada daquele médico. Tomei banho aos prantos, tomei outro buscopan e fui tentar dormir.

07-02-2014 Sexta

Sim, eu acordei sangrando. Liguei nas clínicas particulares daqui tentando achar um médico ou algum lugar que fizesse o ultrassom e a gnt pudesse ter certeza que o bebê tava bem. Sem sucesso. Nenhum tinha GO sem marcar com antecedência. Nos restou ligar em Limeira, uma cidade vizinha que fica a meia hora e e que tem maternidade. Eles foram atenciosos e disseram que me atenderam (SUS). Quando chegamos lá, me passaram na frente e me mandaram pra maternidade, acontece que por lá várias outros mulheres enfrentavam o mesmo problema. Na minha frente tinha 5, que sentia dores e sangrava. Mais uma vez me fizeram o toque e o colo do útero permanecia do mesmo jeito - fechado, mas eu estava com bastante sangramento e coágulos. Nos encaminharam para o transvaginal e depois de mta espera, a grande decepção. O médico foi muito "querido" diante da situação, eu sentia mta dor na hora e depois de uma longa espera ele me disse que não conseguiu visualizar nada no meu útero. Vai eu chorar mais uma vez. Mais uma hora de chá de cadeira até ser atendida novamente, o médico que atendeu dessa vez, me disse que meu útero estava limpo e que no caso de aborto isso era bom, pois não seria necessário a curetagem, mas disse que eu deveria voltar na segunda para um novo exame de sangue, pois não descartava a possibilidade de ainda estar grávida. Segundo ele o feto poderia ser tão pequeno que não daria para enxergar. Fomos para casa arrasados, sem esperança e com uma vontade imensa de socar os médicos que me atenderam no dia anterior. Meu marido se sentia muito mal por não estar comigo desde o primeiro momento e entre choro e mais choro chegamos em casa. Fui ate a dona Marta contar o que se passava e senti muito enjoo, nessa hora o coração se alegrou, uma faísca..Almoçamos, deitamos um pouco e por volta das 18:00 acordei o Cris para irmos a farmácia comprar mais buscopan, as cólicas não paravam. Aproveitei e comprei um teste de gravidez. Ao chagar em casa fiz e deu positivo, mas lemos que ate 20 dias apos o aborto é normal o positivo pois o hormonio fica no organismo.

08-02-2014 Sábado

Como estava de repouso não fomos a igreja, por volta do meio dia minha mãe estava de viagem para casa de um primo em Itararé para o aniversario do filhinho dele. Ela me ligou querendo que eu procurasse outro médico que me desse uma posição, conversei com a esposa de meu primo que ja teve 2 abortos e entende alguma de saude (ela é fisio), li meu resultado do trans e ela me disse : Você tem que ir pra Campinas, ele ta dizendo que há algo no seu utero que não da pra ser identificado, pose ser sangue coagulado, pode ser o bebe. Enfim, não fomos.Hoje já é dia 16, eu acordei com mto enjoo, as moças do posto vieram aqui sexta e falaram pra eu repertir o exame de sangue. Tem dias que acordo bem, tem dias que a tristeza me toma. Tem dias que acordo como se o bebe ainda estivesse em mim, dai depois me dou conta que não tem bebê. Eu não sei se quero repetir o exame. Eu não quero criar expectativa pra depois sofrer de novo, por outro lado se ele ainda estiver dentro de mim, será a maior festa da minha vida. Que saudade da jujubinha.

Hoje seria 8 semanas.



                                                                                                                        Ósculos e Amplexos


6 comentários:

  1. Pera lá Amanda! Vc não voltou no médico???
    Vamos ser racionais só um pouquinho, tá? A senhora está merecendo um grande puxão de orelha!
    Não sou capaz de imaginar a dor e a confusão de sentimentos que estão se passando na sua cabeça e coração nesse momento, mas independente disso vc TEM QUE REFAZER OS EXAMES!
    Primeiro se a sua jujubinha ainda estiver ai dentro ela pode estar precisando de alguns cuidados especiais e segundo se sua jujubinha virou um anjinho vc tem que ver direitinho o que é isso que apareceu no exame, se foi um coagulo ou alguma outra coisa, vc tem que tirar! Pela sua saúde e pela boa manutenção do "forninho".

    Beijos lindinha e se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxão de orelha recebido, coração chegou a acelerar aqui com suas palavras!!! Então, mas vamos lá, hoje de manhã devido aos enjoos, eu me decidi ir no médico amanhã vê o que se passa. E como o médico disse que meu útero esta "limpo" e se fosse aborto não se fazia necessario curetagem, eu fiquei bem tranquila, ainda mais pq sangrei bem uns mais depois do ultimo dia na maternidade...Enffim Waleska querida, sim eu estou imersa a uma confusão sem fim!!!!Mas me cuidarei melhor, essa semana eu resolvo a vida!!!bjos
      ps: brigada pela preocupação

      Excluir
  2. oi Amanda sei exatamente pelo que estas passando;
    passei pela mesma tristeza faz quase 4 anos,nessa hora tem um turbilhão de emoções que a gente não sabe nem o que pensar ou sentir é muito frustante pensar que se perdeu uma vidinha que estava começando em vc ainda mais se é a coisa que vc mais espera na vida.
    Uma coisa eu posso lhe aconselhar não se sinta ,principalmente ,CULPADA pelo que tenha acontecido,todos temos que passar por coisas na nossa vida pra podermos ficar mais fortes e aguentar o que vem pela frente .

    Força garota que tudo dará certo e outro puxão de orelha né??
    e faço minhas palavras as da Waleska viu?
    bjos se cuida
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Oii amanda, já foi no médico? Faz um escândalo fala que está com dor e quer atendimento se não você vai processar que rapidinho eles atendem dá um jeito porque o que não pode eh ficar com essa sensação de incerteza se a baby estiver ai ela vai estar sentindo tudo isso também e não pode e se não estiver você vai se preparar pra quando ela voltar você poder dar toda estabilidade que ela precise ok? Deus escreve certo por linhas tortas e mesmo que agora tudo pareça difícil ele vai te confortar guiar e ajudar... eu oro por você mas você também tem que orar e ter fé que o que for melhor ele vai fazer. Beijo e muita energia positiva!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Amandinha, não pude conter as lágrimas ao ler seu relato, comigo aconteceu quase o mesmo, passei por 5 médicos no Rio de Janeiro até que um me passou um remédio chamado Dactiu OB que era pra segurar o bebe(Anelise)... Tenho orado por vc e em breve o Senhor Jesus te dará seu bebezinho... Ele colhe todas as suas lágrimas... bjim...

    ResponderExcluir
  5. Chorei aqui amiga, chorei..
    Amiga vai dar tudo certo. Daqui a pouco vc terá sua benção em seus braços. Deus tem grandes surpresas pra vc !

    ResponderExcluir

Escrevinha comigo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...